1- A crise das democracias: relaciona a crise de 29 e a crise das democracias.(pág 84) 2-Os princípios ideológicos do fascismo: caracterizar de ma forma geral.( pág. 84) 3- O fascismo italiano: refere as causas que levaram à implementação do regime fascista em Itália.(pág.86) 4-Explica como se procedeu a subida ao poder de Benito Mussolini.(pág.86) 5-O nazismo alemão: causas do mesmo.(pág.88) 6-Refere as ideias defendidas pelo nazismo.(pág.90) 7-Portugal e a ditadura salazarista:explica as razões da implementação da ditadura militar em Portugal em 1928.(pág.92) 8-Caracteriza o salazarismo. (Pág.92) 9-Explica o que foi a censura e a policia politica no Estado Novo.(pág.96) 10-A 2ª guerra Mundial: indica as causas que levaram à guerra.(pág.112) 11-O que foi a guerra relâmpago?(pág.114) 12- Qual foi a importância , para a mundialização da guerra, do ataque japonês ao base naval americana de Pearl Harbour? (pág.114) 13-O que foram os campos de concentração ?Quem eram as pessoas que eram para lá levadas?(pág.116) 14-O fim da guerra: na Europa e no Pacifico-Japão( a bomba atómica).Quais as consequências para o mundo e em particular para a Europa? (págs.118 e 119) 15-A procura de uma paz duradoura: A ONU: quais eram os seus objectivos?(pág120)
A RevoluçãO AgríCola E O Arranque Da RevoluçãO Industrial
1- A Revolução agrícola em Inglaterra: refere quais as alterações que foram feitas na agricultura inglesa com esta revolução(pág.106) 2- Explica as relações entre esta revolução agrícola e o aumento da população.(pág.108) 3- Que outros factores ajudaram também a aumentar a população ?(pág.108) 4-A Revolução Industrial em Inglaterra: Refere qual a ligação ente a Revolução Agrícola e a Revolução industrial.(pág.108) 5-Que outros factores contribuíram para que a Revolução Industrial tivesse lugar em Inglaterra e não noutro país qualquer.(pág.110) 6- Refere quais foram as duas indústrias de arranque da revolução industrial.(pág.110) 7 Indica algumas inovações técnicas ocorridas na revolução industrial inglesa.(pág.112) 8- Explica as alterações ao regime de produção e trabalho que se deram com a Revolução Industrial ( oficina/fábrica e manufactura /maquinofactura)(pág.112) 9-A Revolução Americana: Causas dessa revolução.(pág.118) 10- Caracteriza a revolução americana.( deixaram de ter rei e passaram a ter um presidente)(pág.118) 11-A Revolução Francesa.: Causas da revolução(pág.120) 12 -Que alterações ocorreram com a revolução francesa? ( liberdade, igualdade e fraternidade..)(pág.120) 13- Depois de um período conturbado os franceses viram subir ao poder Napoleão Bonaparte.Que fez ele e o que aconteceu à Europa?(pág.122) 14-Que ideias chave ficaram da revolução francesa e que mais tarde alastraram a muitos lados no mundo?(pág.124) 15-A Revolução Liberal Portuguesa: As invasões francesas: porque se dão?A fuga do rei para o Brasil-quem fica cá a defender o país?A revolução de 1820: o que mudou?(pág.126) 16- O retorno do rei e a guerra civil entre dois irmãos- causas dessa guerra.( D,Pedro liberal e D.Miguel absolutista)(pág.128) 16- O triunfo da Monarquia Constitucional: após um periodo conturbado de guerra civil Portugal vai finalmente conseguir estabilizar-se e fazer reformas liberais de fundo:quais foram essas reforma e quem foi o seu obreiro? ( Mouzinho da Silveira)(pág.130) 17-Quem foi a parte do povo que mais lucrou com esta revolução liberal?(pág.130)
OBJECTIVOS PARA O TESTE DO 8º 2 MARÇO 2010
1-Explica o que foi o despotismo Esclarecido. 2-O que fez o Marquês de Pombal para reforçar a autoridade do rei e conseguir um estado forte?Que medidas tomou? 3-Quem foram os grupos sociais - clero e nobreza- que ele persegui e qual aquele -burguesia-que protegeu e o ajudou na sua tarefa? 4-Pombal vai retomar as ideias mercantilistas do Conde da Ericeira. O país estava numa grave crise.Porquê? a) que medidas tomou o Marquês para desenvolver a nossa economia? 5 - O tremor de Terra de 1755. Que fez o Marquês em Lisboa após o grande tremor de terra? 6-A arte Barroca: refere as principais características gerais dessa arte. a) Caracteriza a arquitectura barroca.
7- O Nascimento do método cientifico: caracteriza esses método que se dividia em 3 partes. b) Refere quem se opunha a essas inovações :inquisição....
8- O iluminismo: o que defendia esta ideia ? Dá exemplo de iluministas... a) Como se difundiram pela Europa esta novas ideias iluministas? b) E em Portugal foi fácil esta ideias entrarem cá dentro? Quem foram os estrangeirados? c) Refere 3 aspectos importantes que o Marquês de Pombal fez quando reformou o ensino em Portugal.
COMO ESTUDAR
OBJECTIVOS PARA O TESTE DO 9ºANO MARÇO 2010
1- Em 1926 aconteceu algo em Portugal em consequência do fracasso da 1ª República: refere o acontecimento e as consequências que ele teve para o nosso país. 2-A revolução no conhecimento cientifico no inicio do século XX abalou grande parte da fé que as pessoas depositavam na ciência. Refere o que aconteceu nessa área. 3- A arte -Ruptura e inovação: explica as duas razões principais que levou os artistas do inicio do século XX a fazer uma revolução nas artes . 4- Faz um pequeno resumo do Cubismo, Abstraccionismo, Futurismo, Expressionismo e Surrealismo.Dá exemplos de quadros dos principais pintores desses estilos. 5-A nova arquitectura - refere os aspectos principais desta nova tendência arquitectónica: as suas influências e materiais utilizados.. 6-A CRISE DE 29- a crise americana. a)Razões dessa crise: Especulação bolsista a Superprodução e a deflação... b) Consequências dessa crise: Crash da Bolsa de Nova York, falências de empresas, milhões de desempregados, consumo muito baixo, bancos na falência, falta de crédito....
6.1- A dimensão Mundial da crise. A crise estende-se a todo o mundo: na Europa e pai´se produtores de matéria prima. Porquê?
6.2- O NEW DEAL. A intervenção do estado na economia como regulador. a) F.Roosevelt foi o presidente americano que mais fez para fazer sair os E.U.A da crise económicas e social em que estava mergulhado. refere o que foi o seu programa económico-o new deal8 a nova distribuição)- b) Que conclusão se pode retirar do New Deal?Ajudou ou não a retira a América da crise ?
Bom trabalho!
OS LOUCOS ANOS 20
INVENÇÕES MALUCAS DOS ANOS 20...
CRISE DA MONARQUIA-1ª REPÚBLICA -RESUMO
CRISE DA MONARQUIA- MOTIVOS:
ð Ultimato Inglês.
ð Crise económica e financeira (industrialização lenta, situação de endividamento externo)
ð
ð Descontentamento social.
ð Difusão de ideias republicanas.
REGICIDIO
ð Assassinato de D. Carlos e do seu filho mais velho.
ð Os responsáveis pelo regicídio eram da Carbonária( sociedade secreta, defensora das conquistas da liberdade, impunha aos seus filiados a posse de uma arma e respectivas munições.)
IMPLANTACÃO DA REPÚBLICA
ð 5 de Outubro de 1910.
ð Foi criado um governo provisório dirigido por Teófilo de Braga.
ð Em 21 de Agosto de 1911 foi aprovada uma nova constituição que estabelece um regime democrático parlamentar.
ð Poder legislativo » CONGRESSO » CAMÂRA DOS DEPUTADOS E SENADO
ð Poder executivo »Presidente da República e ministros
ð Poder Judicial »Tribunais
MEDIDAS TOMADAS PELO GOVERNO DA 1º REPUBLICA:
Leis de separação da Igreja e do Estado:
ð Proibição do ensino religioso nas escolas públicas.
ð Expulsão das ordens religiosas.
ð Nacionalização dos bens da Igreja.
Medidas de carácter social ( A base da sociedade portuguesa era constituída por camponeses, artesãos, empregados públicos e comerciantes, na sua maioria pouco instruídos ou analfabetos e tinham fraca consciência dos seus direitos e deveres).
ð Direito á greve.
ð Protecção à infância e à velhice.
ð Horário semanal fixo em 48 horas.
ð Direito ao divórcio e ao casamento civil.
ð Igualdade entre filhos legítimos e ilegítimos.
ð Igualdade dos direitos da mulher.
ð Proibição do trabalho infantil.
Medidas no domínio da educação:
ð Escolaridade obrigatória entre os 7 e os 10 anos.
ð Criação de jardins-de-infância.
ð Aumento do numero de escolas primárias.
ð Reforma do ensino técnico.
ð Criação de universidades.
INDUSTRIA:
ð Predominavam a indústria do tabaco, metalurgia, conservas cimentos e têxteis.
ð Predomínio de industria de dimensão média ou pequena.
ð A indústria de maior dimensão era a indústria têxtil.
ð Embora não houvesse abundância de matérias-primas, capitais nem técnicos especializados, verificou-se um ligeiro desenvolvimento a partir de meados do séc. XIX
AGRICULTURA
ð O país era predominantemente agrícola mas esta continuava pouco desenvolvida.
ð A produção de cereais era fraca.
ð Foram elaborados vários projectos para proceder a remodelações nesta área mas nunca se conseguiu fazer nenhuma reforma agrária.
DIFICULDADES DA ACÇÃO GOVERNATIVA:
ð Divergências no interior do partido republicano resultantes de questões entre os seus dirigentes e da dificuldade em cumprir o programa.
ð Falta de maioria partidária no Congresso (parlamento).
ð Instabilidade política (sucessão de vários governos.)
MOTIVOS QUE LEVARAM PORTUGAL A PARTICIPAR NA 1ª GUERRA:
ð Defesa das colónias (Angola e Moçambique).
ð Ajuda aos Aliados.
ð Necessidade de reconhecimento da República (O regime republicano iria ser respeitado internacionalmente se os aliados ganhassem a guerra.)
ð Pedido da Inglaterra para que fossem confiscados os barcos Alemães ancorados nos portos nacionais.
ð Formação da CEP (Corpo Expedicionário Português) – Participação na batalha de LA LYS em França. (os portugueses bateram-se corajosamente apesar de serem derrotados.
CONSEQUÊNCIAS:
ð Agravamento da situação económica e social (aumento do custo de vida, escassez de bens de primeira necessidade, fome, aumento dos impostos, desemprego).
ð Perdas humanas.
ð Instabilidade politica.
DITADURA MILITAR:
ð Os governos continuavam a suceder-se e começou a gera-se uma ideia de que o exercito era a única força capaz de por ordem no pais.
ð Em 28 de Maio de 1926 , as tropas comandadas pelo General Costa Gomes marcharam sobre Lisboa e derrubaram o governo.
ð Os militares substituíram a Republica por uma Ditadura Militar.
OS LOUCOS "ANOS 20 "-RESUMO
Os "loucos anos 20" e as mutações nos comportamentos e na cultura "Os anos 20 (1924-1929) foram anos de prosperidade. O "American way of life" ("estilo de vida à americana") invadiu a Europa. Aos benefícios da sociedade de consumo associou-se a busca de prazer e a evasão e intensificou-se a vida nocturna. Os teatros, os cinemas, os night-clubs e outras salas de espectáculos e de jogos das grandes cidades tornaram-se locais habitualmente frequentados. As novas bebidas (cocktail), as novas músicas (sobretudo o jazz) e as novas danças (charleston, lambeth walk, swing e rumba) passaram a animar a vida nocturna. Rallies de automóveis, corridas de carros e de cavalos e outros desportos (como o futebol) constituíam outros divertimentos que envolviam grandes massas. O rápido desenvolvimento dos meios de transporte (comboio, automóvel, avião) e dos meios de comunicação (rádio, telégrafo, telefone...) acelerou o quotidiano das pessoas, favorecendo uma maior mobilidade espacial e do ritmo de vida. A moda de viajar entrou nos hábitos e prazeres das classes médias. Às viagens de negócios acrescentaram-se as viagens lúdicas, de turismo, quer no interior dos próprios países, quer para países estrangeiros, criando-se e desenvolvendo-se novas infra-estruturas para apoio destes lazeres: agências de viagens, serviços de hotelaria especializados, mapas, guias turísticos, bilhetes-postais ilustrados, etc. Paralelamente a este novo estilo de vida, o período entre as duas guerras mundiais caracrterizou-se por uma latente inquietação e instabilidade nos comportamentos sociais. A pas estabelecida pelo Tratado de Versalhes, que pôs fim à 1.ª Guerra Mundial (1919), foi uma paz aparente, já que, na Alemanha e na Itália, o nazismo e o fascismo iniciavam a sua caminhada galopante. A crise de 1929 viria a agravar essa instabilidade gerando mesmo angústias e miséria que iriam ter consequências a todos os níveis."
Eric Hobswam, A Era dos Extremos, Editorial Presença
OBJECTIVOS PARA O TESTE DE FEVEREIRO - 8º ANO
1-A ARTE NO RENASCIMENTO-Carcterizar de forma geral:
a) Pintura
b)Arquitectura
c)Escultura
2-O MANUELINO - A arte Manuelina em Portugal:caracterizar
3- O TEMPO DAS REFORMAS RELIGIOSAS. A CRISE NA IGREJA CATÓLICA. CONTESTAÇÃO E RUPTURA 3-1- A CRISE
a)Razões da crise da igreja católica: imoralidade, corrupção, vida luxuosa as indulgências...
b) O protetantismo: Martinho Lutero. Caracteriza o movimento protestante - Contra as indulgências, só reconhece 2 sacramentos...
c) O Calvinismo...a predestinação...
d) O Anglicanismo:A história do Henrique VIII
3-2--A CONTRA REFORMA
a) O Concilio de Trento
b) A fundação da Companhia de Jesus, a Inquisição e o Índex: o que eram?
4- A CRISE DO IMPÉRIO PORTUGUÊS E A CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL
a)Razões da crise o do Império Português do Oriente-corrupção, concorrência de outros países.
4-1- A UNIÂO IBÉRICA
a) Raqzões dessa união: a morte do rei D.Sebastião em Álcacer Quibir em 1580...não deixa descendentes..
b)Quem foram os candidatos ao trono e quem lá ficou?
4-2- A ASCENSÂO ECONÓMICA DA EUROPA DO NORTE: HOLANDA E INGLATERRA
a) Holanda: razões da prosperidade económica. Economia activa, burguesia empreendedora, grande império colonial, grande frota maritima. existência de bancos e bolsas..
b) Inglaterra: Burguesia forte e empreendedora, grande império colonial, O ACTO DE NAVEGAÇÃO...existência de bancos e bolsas..
c) A Espanha entra em crise e Portugal retoma a sua independência em 1 de Dezembro de 1640.
d) Refere as razões do descontentamento dos portugueses em relação aos espanhóis e que levaram á independência de Portugal.
5- O MERCANTILISMO.
a) Ideia chave do Mercantilismo:Um país é mais rico quanto mais ouro e prata possuir.
Explica o que era o Mercantilismo e que medidas se deviam tomar para implementar estas ideias económicas.
b) A sociedade de Ordens: Caracteriza as seguintes classes sociais
REI ABSOLUTO-acima de todas as classes.
CLERO
NOBREZA
TERCEIRO ESTADO - povo e burguesia
ESTUDA E TERÁS UM BOM TESTE!
OBJECTIVOS PARA O TESTE DE FEVEREIRO 9º ANO
1- PORTUGAL: DA I REPÙBLICA Á DITADURA MILITAR DE 1926 a) Crise e queda da monarquia: razões que levaram a isso: o descontentamento das classes médias e do operariado. O Ultimato Inglês ,etc.. b) A Revolução Republicana: os antecedentes: a revolta de 31 de Janeiro de 1891 no Porto c) O fim da monarquia: a) O assassinato do rei D.Carlos em 1908-o principío do fim da monarquia. b) 5 de Outubro de 1910. A implantação da república e afuga dom rei D.Manuel II para Inglaterra. 1-1- REALIZAÇÕES DA 1ª REPÚBLICA: -combate ao analfabetismo -melhores condições de trabalho( dia de descanso, 48 horas de trabalho semanal..) -legalização do divórcio -separação do estado da igreja-registo civil obrigatório 1-2- DIFICULDADES DA ACÇÃO GOVERNATIVA DA 1ª REPÚBLICA: -instabilidade política -participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial -agravamento das dificuldades económicas e socias do país e da população - A reacção autoritária e a ditadura miltar de 28 de Maio de 1926
2- SOCIEDADE E CULTURA EM MUDANÇA
2-1- Mutações na estrutura social e nos costumes a) O Mundo antes da 1ª Guerra Mundial: a Belle Époque.. os temps de lazer...O peso crescente das classes médias. b) Alterações no código social e moral: os loucos anos 20. A emancipação feminina- a mulher trabalha , veste-se de forma ousada muda o seu visual luta por ter direito ao voto. c) Os meios de comunicação de massas: jornais , revistas , rádio, cinema...
Estuda e terás um bom teste!
SÍntese da Crise da Monarquia Portuguesa
FICHAS DE AVALIAÇÃO....DO 2º PERÍODO....
8ºANOS
1º TESTE
8º 2 - 9 DE FEVEREIRO
2º TESTE
8º 2 - 19 DE MARÇO
9º ANOS
1ºTESTE.
9º1- 9 DE FEVEREIRO
9º2- 10 DE FEVEREIRO
9º3 -18 DE FEVEREIRO
2º TESTE
9º1 - 16 DE MARÇO
9º2 - 17 DE MARÇO
9º3 - 18 DE MARÇO
PORTUGAL MONÁRQUICO (1890-1910) [Parte 1/3]...
OBJECTIVOS PARA O TESTE DO 8º ANO DEZEMBRO 2009
1- Os Portugueses na África Negra: -os produtos da costa africana -as feitorias -o monopólio régio 2- O Império português do Oriente. -Os vice reis: D.Francisco da Almeida e Afonso Albuquerque Que decisões tomaram? 3- A rota do Cabo- o que foi? 4- O Brasil: O descobrimento . A divisão administrativa - em 15 capitanias e mais tarde o Governador Geral. -Que produtos os portugueses obtiveram de lá no início? -O que foi a aculturação.? 5- O comércio á escala mundial - as rotas intercontinentais -3 rotas - as 2 cidades mais importantes da Europa na altura: Lisboa e Sevilha. Que produtos lá chegavam? -qual foi a classe social mais beneficiada pelos descobrimnetos e pelo respectivo dinamismo comercial que adveio com os mesmos? -o que foi a politica de transporte? - os países Ibéricos não se desenvolveram com as riquezas provenientes do ouro e das especiarias trasnportando essas riquezas para os países do norte da Europa... - os novos hábitos alimentares dos europeus com os descobrimentos -o milho, açucar, batata...
6- O Renascimento
-Onde nasceu? -Onde foi beber as ideias? -O que foi? A mentalidade renascentista -O humanismo -Do Geocentrismo ao Heliocentrismo -Do Teocentrismo ao Antropopcentrismo -O homem ideal do renascimento-como era? O alargamento da compreensão da Natureza O Método Cientifico -Observação-experiência -conclusão( uso da razão)... -Como se espalharam as ideias renascentista pela Europa: -A invenção da Imprensa, as viagens dos intelectuais os colégios e as universidades -Figuras do Renascimento. Luísa de Camões, Damião de Góis, Miguel Cervantes, Maquiavel, Erasmo de Roterdão..etc...
1 -O Tratado de Versalhes foi humilhante para a Alemanha porque:
Foi um tratado imposto.
Foi um tratado negociado.
Impôs à Alemanha condições muito humilhantes.
Impôs à Alemanha condições suaves.
Obrigou a Alemanha a reconhecer-se como única culpada da guerra.
A Alemanha foi reconhecida como vítima da guerra.
2 -Entre as condições impostas à Alemanha, contam-se:
Perder territórios na Europa (Renânia e Sarre).
O pagamento de indemnizações de guerra.
Redução do exército e
Ganhar novas colónias.
Redução do exército e aumento do armamento.
Receber indemnizações de guerra.
Perder colónias.
Perder territórios na Europa (Alsácia-Lorena e Sarre).
II
Relativamente a cada uma das afirmações, assinala se a mesma é verdadeira ou falsa.
A economia russa do início do séc. XX baseava-se na agricultura, que era bastante produtiva.
? Verdadeiro
? Falso
A indústria entrou bastante tardiamente no território russo.
? Verdadeiro
? Falso
A nível social, a nobreza e o clero eram os grupos sociais com mais privilégios.
? Verdadeiro
? Falso
O povo era composto por uma maioria de operários.
? Verdadeiro
? Falso
A nível político, o poder era dominado por um presidente da República.
? Verdadeiro
? Falso
Em 1907, ocorreu a primeira tentativa de revolução no território russo.
? Verdadeiro
? Falso
A 1ª Guerra Mundial veio agravar a situação económica e social na Rússia.
? Verdadeiro
? Falso
III
1 Relativamente a cada uma das afirmações, assinala se a mesma é verdadeira ou falsa.
Em Fevereiro de 1917, ocorreu a Revolução Burguesa.
? Verdadeiro
? Falso
Esta Revolução consistiu numa série de actos violentos contra o czar.
? Verdadeiro
? Falso
O poder foi assumido por um governo radical.
? Verdadeiro
? Falso
Nesta altura, foram criados os sovietes, comités revolucionários formados por soldados, operários, camponeses, funcionários públicos...
? Verdadeiro
? Falso
Em Outubro de 1917, ocorreu a Revolução Bolchevique.
? Verdadeiro
? Falso
A Revolução de Outubro ocorreu porque o Governo Provisório queria tirar a Rússia da guerra.
? Falso
? Verdadeiro
A primeira fase da Revolução ficou conhecida como socialismo de guerra.
? Falso
? Verdadeiro
A nacionalização da economia levada a cabo durante a primeira fase consistiu na expropriação da propriedade privada, na entrega das colheitas ao Estado e na nacionalização das indústrias; o Estado detinha ainda o monopólio dos principais sectores da economia.
? Falso
? Verdadeiro
A nacionalização da economia permitiu o desenvolvimento económico da Rússia.
? Verdadeiro
? Falso
Para resolver a situação provocada pela nacionalização da economia foi criada a Nova Política Económica (NEP).
? Falso
? Verdadeiro
Entre outras medidas, a NEP estabeleceu a proibição do comércio interno, a liberdade de criação de pequenas empresas e a entrada de capitais e técnicos estrangeiros; o Estado manteve o monopólio sobre os principais sectores da economia.
3- Consequências da 1ª Guerra Mundial:politicas, sociais , económicas e demográficas
4-A Sociedade da Nações: objectivos e razões do seu fracasso.
5- A Rússia dos czares: a situação politica social e económica na Rússia antes da revolução.
5- As duas revoluções: Fevereiro – Revolução burguesa – razões do seu falhanço e a Revolução de Outubro: a criação de uma sociedade sem classes caracterizar.
6 – O comunismo de guerra e a NEP – o que foram?
OBJECTIVOS PARA O TESTE 8º ANO...Outubro 2009
1-O dinamismo do mundo rural nos séculos XII e XIII:
a) referir as razões que levaram a esse dinamismo
b) dizer os principais progressos económicos na agricultura e transportes nos séculos XII e XIII
c) relacionar esse progressos com o aumento da produtividade agrícola
d) explicar o crescimento demográfico - aumento da população - que aconteceu nessa época.
e) relacionar as transformações económicas dos séculos XII e XII com o crescimento das cidades
2 -Crise Século XIV:
a) refere os factores que levaram a essa crise na Europa.
b) relaciona a quebra demográfica-diminuição da população com as epeidemias e quebra de produção.
c) explica a razão de haver tantas revoltas sociais na Europa desses tempos
d) descreve o processo que levou á crise de 1383/85 em Portugal
e) com esta crise o país ficou dividido: quem apoiou quem neste conflito ( D.Beatriz e o rei de Castela e/ou o Mestre de Aviz)
3 - A Expansão Portuguesa
a) refere as razões que levaram aos Descobrimentos
b) porque foi Portugal o 1º país a iniciar a Expansão? Condições da prioridade..
c) Os rumos da Expansão: a conquista de Ceuta : razões do fracasso dessa conquista
d) A redescoberta das ilhas atlânticas: referir as formas de exploração e administração dessas ilhas da Madeira e dos Açores.-quem eram os capitães donatários e que produtos eram lá explorados?
OBJECTIVOS PARA O TESTE DO 9º ANO -Outubro Novembro 2009
1- A 2ª Revolução Industrial.
a) Quais as novas fontes de energia utilizadas?
b) que alterações se produziram no quotidiano das pessoas com as invenções que ocorreram nessa época?
c) o liberalismo económico e o capitalismo financeiro-o que era?
d) relaciona a revolução demográfica com o crescimento das cidades que ocorreu nessa altura
d)A emigração : explica as razões para essa emigração maciça que começou em meados do século XIX e que prossegui no século XX.
e) o novo urbanismo: refere as razões desse novo urbanismo.A cidade dos ricos e a cidade dos pobres.
2- Contrastes e antagonismos sociais:
a)O mundo social: A alta e média burguesia -caracteriza ambas.
b)O mundo do operariado: a falta de direitos e condições de vida.Os sindicatos-qual o seu papel na melhoria das condições de vida e trabalho da classe operária.?
d) o caso português: razões da difícil, industrialização em Portugal.
e) o que foi o Fontismo?
3- Hegemonia e declínio da influência europeia:
a) Europa a rainha do mundo: nos finais do século XIX e inícios do século XX a Europa afirmava a sua superioridade sobre o resto do mundo-explica a razão dessa superioridade.
b) explica a razão da corrida ás áreas de influência e de novas colónias por parte dos países europeus.
c)o que foi a Conferência de Berlim e o que se decidiu lá?
d) explica o que foi o "Mapa cor de rosa" e relaciona-o com o Ultimatum que a Inglaterra nos fez.
A 1ºA Guerra Mundial:
a) Refere os principais factores que conduziram à guerra
b)Quem fazia parte das Tríplice Entente e da Tríplice Aliança..?Qual o objectivo destes acordos militares entre países?
d) que aconteceu em Sarajevo na Bósnia em 28 de Junho de 1914?Que consequências teve para a Europa?
e) que novas armas são utilizadas nesta guerra?
f) refere as várias fases da guerra- o inicio, a guerra das trincheiras e a entrada dos E.U.A na guerra.
g) no teu entender a Europa beneficiou com esta guerra? E quem foi que saiu a ganhar com a mesma?
FICHAS DE AVALIAÇÃO - 1º PERÍODO
8º 2 - DIA 27 OUTUBRO E 4 DE DEZEMBRO
9º ANO -9º 1 - 27 OUTUBRO E 24 NOVEMBRO
9º 2 - 28 OUTUBRO E 9 DE DEZEMBRO
9º3 - 5 NOVEMBRO E 10 DEZEMBRO
ENTREGA DE TRABALHOS GRUPO -TEMAS A ENTREGAR ATÉ 26 DE OUTUBRO - ATÉ 4 DE DEZEMBRO
O contrato de vassalagem era realizado entre um senhor mais poderoso (o suserano) e outro menos importante (o vassalo) que voluntariamente se colocava na sua dependência.
Na Idade Média, o rei era o único senhor que não dependia de ninguém. Ele era o suserano dos suseranos.
1 – Localizar espacialmente a Grécia, Atenas, o mar Egeu e Jónio. 2 – Explicar como se formaram as cidades-estados gregas. 3– Que elementos deveriam existir numa cidade-estado? 4 – Referir as principais actividades económicas dos gregos. 5 – Como estava dividida a sociedade ateniense? 6 – Identificar as instituições políticas atenienses e as suas funções.? 7– Caracteriza a educação dos jovens atenienses. 8– Comentar a seguinte expressão: “mente sã em corpo são”? 9– Identificar os principais Deuses gregos 10 – Caracterizar a religião grega. 11 – Referir as principais características da arquitectura, escultura e pintura dos gregos.
Objectivos para o teste de Fevereiro - 8º Anos...
O RENASCIMENTO
1 - Caracteriza a nova visão do Homem e do Mundo a partir da Idade Moderna. 2 - Compara a teoria Geocêntrica com a teoria Heliocêntrica. 3 - Quais as vantagens da do aparecimento da Imprensa? 4 - Quais as principais características da arquitectura Renascentista? 5- Quais são as principais características da Escultura Renascentista? 6 - Quais são as principais características da pintura Renascentista? 7 - Identificar e caracterizar o estilo arquitectónico presente em Portugal no reinado de D.Manuel : o Estilo Manuelino.
A CRISE NA IGREJA: A REFORMA E A CONTRA REFORMA 1 - Refere as principais críticas feitas à Igreja Católica. 2 - Identificar o que eram as bulas de Indulgências. 3- Nomear os principios defendidos pela Igreja protestante. 4 - Identificar os fundadores da Igreja Luterana, Calvinista e Anglicana. 5 - Quais foram os principais objectivos do Concilio de Trento?6 - Refere os principais objectivos da Companhia de Jesus. 7 - Quais eram os obectivos da Inquisição? 8 - O que era o Index?
A CRISE NO IMPÈRIO PORTUGUÊS -A UNIÂO IBÈRICA
9 - Identificar os principais factores que levaram à crise do Império Português.? 10 - Em que consistiu o problema de sucessão ao trono de Portugal, após a morte do cardeal D.Henrique? 11 - Identifica os pretendentes ao trono português
Portugal foi, desde a sua fundação, governado por reis. A essa forma de governo chama-se monarquia. No entanto, nos finais do século XIX, havia muitas pessoas que achavam que a monarquia não era a melhor forma de governar um país: o rei reinava a vida toda. Quando morria era o filho mais velho, o príncipe, que tomava o seu lugar. Os problemas que as pessoas viam na monarquia eram devidos a coisas muito simples: E se o rei governasse mal?E se fosse cruel para com os súbditos (o povo)?E se ficasse doente ou louco?E se tivesse ideias extravagantes que prejudicassem as pessoas?E se decidisse mal coisas importantes para o país?E se se deixasse influenciar demais por pessoas com más intenções? Claro que estes problemas podem acontecer com qualquer governante, fosse ele um rei ou outro...No entanto, as vantagens de uma forma de governar diferente eram vistas como boas. Seria um sistema diferente: uma república. As repúblicas têm dirigentes eleitos por períodos de tempo mais curtos, e o controlo do poder parecia mais eficaz. Por tudo isto, grupos de cidadãos portugueses, partidários de um sistema de governo republicano, foram-se revoltando e acabaram por conseguir terminar com a monarquia e implantar a República, como vinha acontecendo noutros países da Europa. Isto aconteceu a 5 de Outubro de 1910. A República foi proclamada dos Paços do Concelho (a Câmara Municipal) em Lisboa. A importância deste facto foi tal que se decidiu que essa data fosse um dia feriado. O último rei foi D. Manuel II que partiu para Inglaterra com a restante família real, ficando aí a viver no exílio. O primeiro presidente foi Teófilo Braga, mas foi apenas presidente do Governo Provisório até às eleições, onde foi eleito como primeiro Presidente de Portugal Manuel de Arriaga. Clica aqui para saberes quem foram os Presidentes portugueses. A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira e o seu hino para aqueles que temos actualmente e o nome da sua moeda para o escudo.
CYBERBULLYING A tecnologia começa a ser usada para ameaçar, humilhar ou intimidar. Os técnicos defendem acções de sensibilização para esta nova realidade, que ainda é pouco abordada dentro de casa e da escola. O termo é recente e ainda não entrou definitivamente no vocabulário português. Bullying como actos premeditados e repetidos de violência física ou psicológica, praticados para intimidar ou agredir alguém, começa lentamente a entrar nos ouvidos da opinião pública. Cyberbullying permanece na penumbra, num território que só é desvendado quando se pesquisa sobre a matéria ou quando essa prática bate à porta. No cyberbullying recorre-se à tecnologia para ameaçar, humilhar ou intimidar alguém através da multiplicidade de ferramentas da nova era digital. Redes sociais da Internet, sites de partilha de fotos, imagens de telemóvel, gravações MP3, têm servido para desvirtuar a realidade pondo em causa a intimidade e a reputação. Em Portugal, também há jovens que são vítimas de cyberbullying. Vivem aterrorizados que os colegas da escola descubram as mentiras fabricadas, têm medo de contar o que estão a viver. E, na maioria dos casos, o agressor esconde-se sob a capa do anonimato.Os casos são reais e foram relatadas por quem recebeu os pedidos de ajuda ou recolhidos na comunicação social. Uma jovem de 16 anos com largas centenas de contactos no Hi5 foi, de repente, confrontada com constantes telefonemas. Veio a descobrir que as suas fotos se mantinham intactas, só que acompanhadas de mensagens descontextualizadas de cariz sexual. Os textos terminavam com o seu número de telemóvel. A jovem vivia aterrorizada que os colegas da escola descobrissem esse falso perfil, tratado por alguém que desconhecia, mas que tinha acesso ao seu contacto pessoal. Um fórum pornográfico foi utilizado por um aluno para fazer comentários insultuosos a uma professora. A docente viu a terra fugir-lhe debaixo dos pés. Vivia com medo que os seus alunos e colegas de profissão deparassem com as informações totalmente deturpadas sobre si. Outra jovem vítima de cyberbullying: o ex-namorado que não aceitava o fim da relação mudou-lhe a password de acesso ao Hi5, modificou todo o perfil da página, deturpou a orientação sexual, fez montagens das fotos, colocou o número de telefone de casa, enviou mensagens difamatórias a todos os contactos do seu e-mail. "Se só agora Portugal começa a despertar para as questões do bullying, em relação ao cyberbullying está mais atrasado", adianta Tito de Morais, fundador do projecto MiudosSegurosNa.Net que promove a utilização segura e responsável das tecnologias da informação e comunicação por crianças e jovens. "Não há muito a noção de que as acções e interacções que se verificam nos pátios e corredores das escolas estão também a configurar-se na Internet". Mas enquanto no mundo real é mais fácil identificar o agressor, no cyberbullying o caso muda de figura, o que dificulta todo o processo. "Quando colocamos uma fotografia na Internet, e em particular numa rede social, perdemos o controlo sobre essa fotografia. Qualquer pessoa pode fazer uma cópia", alerta. Tito de Morais chama a atenção para um factor. "Muitas vezes, os pais têm dificuldade em diferenciar o que é uma brincadeira de mau gosto ou agressão do que é um comportamento de bullying. E há um elemento que pode ajudar: o bullying caracteriza-se por uma acção repetitiva". Na Internet, esta realidade tem um aspecto particular. Desde que uma imagem ou mensagem seja visionada por terceiros, o factor repetição é imediatamente assumido. "E a criança é vítima de troça, de humilhações, porque há outras crianças que viram." Para o especialista, os pais precisam de estar de olhos bem abertos para que "compreendam a utilização que os filhos fazem da Internet". "Normalmente, as crianças são vistas como vítimas e não como agressores, mas é importante ter a noção de que podem assumir estes dois papéis." Seja como for, as vítimas de cyberbullying "sofrem em silêncio". "Aconteça o que acontecer em resultado da utilização da Internet, os pais têm de deixar claro aos filhos que sempre que haja situações que os incomodem e que os deixem desconfortáveis, devem ir ter com eles". Este ambiente de confiança é fundamental. A psicóloga Sílvia João, que estuda a área dos media e a relação das crianças com a imagem, salienta que o cyberbullying mexe com o sentimento de segurança e os níveis de ansiedade quando objectos pessoais, como o telemóvel ou o computador, são utilizados para ameaçar ou intimidar. Esta sensação de não controlo dos meios com que se lida diariamente pode ter sérias repercussões psicológicas e emocionais. "Há intrusão e violência interna do espaço íntimo", sublinha. Na sua opinião, o perigo surge quando não se desabafa com os pais e educadores, "quando o adolescente não consegue pedir ajuda". "São vítimas e não querem dizer aos pais" em idades em que estão "a aprender o que é a sua intimidade, em termos de sexualidade, ideologias, valores". E há aqui uma dualidade entre a "vontade de se afirmar e a culpabilidade". "É vítima mas pode não conseguir entender que tem de pedir ajuda.""É um fenómeno sem rosto". E, por isso, torna-se complicado ir à origem, chegar ao agressor. Sílvia João defende que os adolescentes devem estar informados sobre o cyberbullying. "É necessário explicar-lhes o que é ser vítima de um fenómeno desta natureza." Em seu entender, devem ser feitas acções de prevenção e sensibilização "aproveitando o contexto de instituições formais" como, por exemplo, as escolas. E há ainda a intervenção, os pedidos de ajuda que podem ser feitos a vários especialistas da área da Psicologia, da Saúde Mental e das Ciências da Educação, entre outras. A psicóloga destaca ainda alguns cuidados que têm o seu significado. "Até aos seis anos, é importante proteger as crianças do contacto com as imagens da televisão e da Internet porque ainda não têm a noção da diferença entre a ficção e a realidade. Não têm o filtro para perceberem o que é perigoso e o que não é, o que a afecta e não afecta." Mais tarde, na adolescência, há a ânsia de procurar o fruto proibido. "Os adolescente começam a procurar o que não podiam ver." E fazem-no às escondidas dos mais velhos. Medo do ridículo, de represáliasA psicóloga Margarida Gaspar de Matos garante que o assunto necessita de "muita atenção e estudo". "Os adolescentes, contrariamente à imagem por vezes divulgada, são comunicativos. Têm é muitas vezes dificuldade em falar com pessoas do seu universo relacional ‘real', em parte porque os adultos ouvem pouco e aconselham de mais, em parte porque há assuntos sensíveis que todos nós temos dificuldade em dizer a nós próprios, quanto mais aos outros", sublinha a docente da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. "Assim, a net aparece como o terapeuta ou amigo sempre aceitante, sempre presente, sempre disponível, enfim o amigo ideal, o amigo quase impossível, ou pelos menos improvável." Só que há factores que potenciam o cyberbullying. "Por trás deste anonimato, que permite a cada um forjar a imagem que quiser, é fácil alguém passar pelo amigo e confidente e desaparecer, passar por amigo e confidente e usar informações ou imagens privadas para perseguir, passar por amigo e confidente e depois ameaçar, ou até passar directamente para a ameaça sem a fase da vinculação", refere. E acrescenta: "Os adolescentes vinculam-se e depois ficam num processo de luto ou de medo e sozinhos porque não sabem com quem falar. Por medo de represálias, por medo de serem repreendidos, por medo do ridículo." E há consequências. "O mau-estar pessoal e social associado a este fenómeno é considerável, chegando mesmo a ocasionar problemas de saúde física e mental e em casos extremos violência chegando ao suicídio", aponta. A psicóloga adianta que o fenómeno do bullying em meio escolar tem vindo a diminuir desde 2002. "Penso que pela atenção que se tem dado ao assunto e pelas novas medidas em meio escolar." "O cyberbullying aparece como um sinal dos tempos. Cada vez mais os jovens e os menos jovens passam horas ao computador na conversa e a jogar ao faz-de-conta. E este facto tem já contornos de grande mudança no âmbito das relações interpessoais e práticas de lazer." A técnica analisa a mudança. "Este facto em si não é negativo e permite até o desenvolvimento de laços sociais em pessoas isoladas por motivos pessoais ou geográficos, por exemplo. O problema é quando a ligação à Internet se torna uma dependência que limita e estreita o âmbito da vida das pessoas ou quando no novo mundo social virtual alguns, menos atentos ou mais vulneráveis, se tornam vítimas incautas de processos persecutórios que agora nos aparecem no âmbito do cyberbullying", realça. Margarida Matos considera que é necessário dar atenção a esta nova realidade. "O fenómeno ainda não está muito bem estudado na sua dinâmica e amplitude. E o que é grave é que quem está mais em risco de ser seriamente afectado acumula em geral este risco com outros factores de risco potencial: menor ligação à escola, menor ligação à família, grupo de pares mais consentâneo com estas práticas", refere. Relação alunos e professores O estudo "Violência na escola: vítimas, provocadores e outros", realizado em Setembro de 2001, que analisou o comportamento dos jovens em idade escolar para compreender os estilos de vida e hábitos ligados à saúde e ao risco, deixou algumas pistas. "Da totalidade dos jovens, 25,7% (1751) revelaram estar envolvidos em comportamentos de violência na escola, ou como vítimas (alvos de provocação), ou como provocadores (agentes da provocação) ou duplamente envolvidos (simultaneamente vítimas e provocadores), mais do que duas vezes no período lectivo", concluem Margarida Gaspar de Matos e Susana Fonseca Carvalhosa, as autoras da investigação feita no âmbito do Projecto Aventura Social e Saúde. A pesquisa foi feita junto de 6903 jovens do 6.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade de escolas de todo o país, através de um questionário. Os dados revelam que "os rapazes envolvem-se mais em actos de violência na escola, quer como provocadores, quer como vítimas, quer com duplo envolvimento. Este envolvimento em actos de violência parece ter um pico aos 13 anos, embora os mais novos (11 anos) se envolvam mais, enquanto vítimas". As autoras concluem ainda que "os jovens que se envolvem em actos de violência referem mais frequentemente ver televisão quatro ou mais horas por dia". O mesmo estudo analisa, por outro lado, a provocação e a relação dos alunos com os professores. Os jovens que consideravam que os professores não os encorajavam a expressar os seus pontos de vista estavam frequentemente mais envolvidos em comportamentos de provocação. Os que referiam que os docentes não os tratavam com justiça estavam mais envolvidos em comportamentos de provocação, como vítimas e provocadores. Os que responderam que os professores não os ajudavam quando era preciso, e que não se interessavam por eles como pessoas, envolviam-se mais como vítimas e provocadores e simultaneamente nos dois papéis. Campanhas para entender sinais A Associação Nacional de Professores (ANP) prepara-se para lançar uma linha de apoio a casos de bullying, onde se integrará o cyberbullying. João Grancho, presidente da ANP, adianta que neste momento estão a ser trabalhados protocolos de colaboração com entidades nacionais e internacionais para que esse número entre em funcionamento até ao final deste mês. O responsável revela ainda que esta ajuda pretende actuar a três níveis ao envolver professores, pais e alunos. "Este fenómeno deve ser visto de uma forma integrada e articulada", defende Grancho. Entretanto, a Associação de Mulheres Contra a Violência iniciou no mês passado a campanha "Stop Bullying" em vários suportes mediáticos, lançando também uma linha de apoio através do 21 3802162. Paralelamente, está a ser distribuído material que aborda o tema do bullying direccionado para as escolas e pais. Os panfletos destacam alguns sinais do bullying, procedimentos de intervenção, mitos e realidades. Esses desdobráveis salientam que uma vítima de bullying pode não ter vontade de ir para a escola, isolar-se, começar a gaguejar, mostrar angústia, deixar de comer, tornar-se agressiva, ter pesadelos.No mês passado, o Governo lançou o Projecto Dadus que pretende sensibilizar os alunos do 2.º e 3.º ciclos para os problemas relativos à protecção de dados e à privacidade na utilização das novas tecnologias. Chamar a atenção para o uso consciente das novas ferramentas digitais e desenvolver a consciência cívica dos jovens são também objectivos desta iniciativa.
A vida é feita de pequenas nadas.... mas esses pequenos nadas são por vezes o essencial na nossa história:
Hitler foi impedido de se suicidar na prisão. Imaginem como teria sido a história do século XX se esse pequeno acontecimento tivesse ocorrido.....
1 comentário:
Blogue mt fixe e mt educativo.
Gostei, musica preferida do meu pai...
Ta excelente!
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